terça-feira, 2 de maio de 2017

Costurando malhas no ponto reto - Parte 2

Olá pessoal. Como recebi algumas respostas sobre a outra postagem que fiz de como costurar malhar no ponto reto, e muitos ficaram interessados, resolvi postar novamente, e dessa vez com mais detalhes para ajudar.

Passo a passo:

1 - Coloque sua máquina num ponto pequeno, no caso da minha, ela fica assim:





Costumo deixar a minha no 30.

2 - Use uma agulha própria para malhas, no caso é a chamada agulha Ponta Bola, ela entra na malha de maneira correta, sem danificar o tecido.A linha usada será de poliéster.
3 - Normalmente costuramos o tecido assim, sem esticar e nem nada. 
E quando a malha é costurada dessa maneira, no ponto reto, a costura fica assim:
Perceba que o ponto fica bem apertado e um pouco franzido, e quando você esticar esse tecido, a linha vai arrebentar assim:
Pois a malha estica e o ponto não, então vai arrebentar por completo.

4-E será esse nosso diferencial para as malhas em ponto reto, você irá esticar o tecido enquanto costura, estica atrás e na frente, assim:
Isso vai fazer com que o ponto fique certo no tecido esticado, e quando você deixar a malha normal e esticar novamente, ele não vai arrebentar, porque foi costurado já esticado, como a malha precisa ser esticada, e ficará assim:
Podem notar que com a malha relaxada ficam como mini zig zags, como fica no ponto zig zag que costuma ser usado mesmo, e quando você esticar essa costura novamente, ficará assim:
Esticado ele fica como num ponto reto normal, e sem arrebentar sua costura.

E agora comparando os dois pontos retos:
O da esquerda, é o ponto que fizemos normalmente, sem esticar o tecidos. O da direita, é o ponto que fizemos esticando a malha no momento da costura.
Mais uma imagem esticando a malha e mostrando que o ponto nao arrebenta.

E é assim que tenho feito com minhas peças, e tem ficado perfeito, sem arrebentar nada. É claro que você tem um trabalhinho a mais para ficar esticando a malha enquanto costura (o que no ponto zig zag não se tem esse problema) porém, para quem tem uma máquina antiga e não possui pontos além do reto, é uma boa opção.

E aqui deixo uma foto do vestido de malha que fiz todo na minha máquina reta, com esse método.

Espero que tenham gostado da dica, e comentem por favor. Comentem dizendo se testaram e se funcionou para vocês tambem. Beijinhos.

Um comentário: